15 outubro 2008

[SQL SERVER] Configurando o Firewall (Zone Alarm) para permitir comunicação com outros aplicativos

Para que as conexões remotas funcionem no SQL Server 2005, o Zone Alarm deve ter exceções para as instâncias do SQL Server 2005 e o serviço do Navegador do SQL Server (SQL Server Browser). Ao tentar utilizar o Webrun por exemplo, o firewall bloqueia o sql server e antes da tela de login, e exibe o erro: "Network error IOException: Connection refused: connect",  conforme a imagem logo abaixo.

1

A liberação no Firewall deve ser feita para cada instância que terá suas conexões remotas permitidas. Realizar estas exceções em cada instância do SQL Server é necessária pelo fato de ser permitido instalar diversas instâncias do SQL Server em um mesmo servidor. Cada instalação do SQL Server é chamada de instância, e cada uma pode ter quantos Bancos de Dados forem necessários. Para colocar uma instância do SQL Server nas exceções do Zone Alarm, devemos abrir o menu em Program Control, ia na aba Programs, clicar em ADD e procurar o arquivo SqlServr.exe que por padrão, encontra-se na pasta C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Binn.

2

3

Após adicionar o sqlserv.exe, deve marcar Access e server com Allow.
A pasta MSSQL.1 é a pasta referente à instância 1 do SQL Server. Se for colocar uma exceção para uma segunda instância do SQL, o arquivo SqlServr.exe deve ser localizado na pasta MSSQL.2.

Para colocar uma exceção ao serviço do SQL Server Browser, devemos seguir os mesmos passos que percorremos para colocar exceção à instância do SQL Server, a única diferença será procurar o arquivo SqlBrowser.exe que por padrão está na pasta C:\Arquivos de Programas\Microsoft SQL Server\90\Shared.


4